INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB)


Foto: ASCOM/IFPB

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba tem mais de cem anos de história. Ao longo de todo esse período, recebeu diferentes denominações: Escola de Aprendizes Artífices da Paraíba, de 1909 a 1937; Liceu Industrial de João Pessoa, de 1937 a 1961; Escola Industrial Coriolano de Medeiros ou Escola Industrial Federal da Paraíba, de 1961 a 1967; Escola Técnica Federal da Paraíba, de 1967 a 1999; Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba, de 1999 a 2008; e, finalmente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba com a edição da Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008.

O IFPB é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicâmpus, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, contemplando os aspectos humanísticos, nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica.

Atualmente está presente em 18 cidades. Dez campi já implantados nas cidades de João Pessoa e Cabedelo, no litoral; passando por Guarabira, no brejo, Campus Campina Grande, no agreste, Picuí, no Seridó; Monteiro, no Cariri; até Patos, Princesa Isabel, Sousa e Cajazeiras, na região do sertão. E mais 11 em fase de implantação: Areia, Santa Rita, Catolé do Rocha, Itabaiana, Itaporanga, Esperança, Mangabeira (em João Pessoa), Pedras de Fogo, Santa Luzia, Soledade e Cabedelo Centro.

Com mais de 20 mil alunos matriculados, o IFPB oferece cursos técnicos regulares, nas modalidades subsequente e integrado, cursos superiores de tecnologia, bacharelado e licenciatura, trabalha também na educação de jovens e adultos, oferta cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e conta com cursos de Pós-graduação Latu e Strictu Sensu.

Fonte: PDI do IFPB e Ascom